Eduinfo - Espaços e Tecnologia EducacionalEduinfo - Espaços e Tecnologia Educacional
  • A Eduinfo
  • Produtos
  • Projetos
  • E-Book
  • Blog
  • Tv Interativa
  • Contato
  • A Eduinfo
  • Produtos
  • Projetos
  • E-Book
  • Blog
  • Tv Interativa
  • Contato

Espaços de Aprendizagem

  • Home
  • Blog
  • Espaços de Aprendizagem
  • Porque os espaços de aprendizagem devem mudar?
Eduinfo

Porque os espaços de aprendizagem devem mudar?

  • Posted by Danielle Andrada
  • Categories Espaços de Aprendizagem
  • Date 19/11/2018
  • Comments 0 comment

A escola tem como seu maior desafio hoje atrair e reter a atenção dos alunos, além de construir o aprendizado de forma prática, criativa e eficaz para os aprendizes que serão os líderes de amanhã.

E como devemos criar um espaço que realmente funcione?  O que precisamos levar para esse espaço?

Para que o espaço seja criado de forma eficiente temos que ter uma mistura da base teórica usando o conhecimento, a experiência e o bom senso, assim esses podem servir como guias em tudo, desde fazer pequenas mudanças na sua sala de aula para remodelação ou para a construção de novas instalações.

Transformando sua sala de aula. Há várias maneiras de usar o design para transformar o ensino e aprendizagem para atender as necessidades básicas dos alunos de forma cognitiva, emocional e física, bem como a forma de transformar a necessidade pedagógica: um toque de cor e móveis com disposições flexíveis podem ser um exemplo.

Etapas da mudança

 

1. Mudança Mental

Toda mudança é sempre um desafio e em alguns casos maior ainda para os professores, administradores e pais, mas é possível. Mudar o ambiente da sala para um formato de sala de aula centrada, por exemplo pode ser mais difícil para os professores do que para os alunos, por isso aconselhamos primeiro a visualização do objetivo final do arranjo de sala, adotando pequenas mudanças ao longo do caminho. Podemos começar por introduzir um arranjo de assentos flexíveis, favorecendo o conforto e mobilidade, por exemplo. É uma pequena mudança, mas mentalmente já mexe com as emoções e estímulos de alunos e professores, principalmente quando o mobiliário além de flexível é colorido.

 

2. Informe aos pais e diretores – Comunicando

Se a primeira etapa de aprovação junto a diretoria da escola já está resolvida para uma mudança, então está na hora de informar aos pais. Um conceito inteiramente novo também exige comunicação para os pais para facilitar a adaptação dos alunos e pontos como benefícios, divisão das crianças em sala de aula e dinâmica das aulas são fundamentais a serem comunicados.

 

3. Introduzindo a mudança para assentos flexíveis

A transição para assentos flexíveis acontece gradualmente, afinal a abordagem centrada no aluno será um passo essencial na mudança.
Vamos às regras? Sim há regras e são básicas para que o fluxo seja perfeito. O aluno deve sentar corretamente para se sentir confortável; alunos de todas as idades aprenderão como manter a seleção de assentos justa, professores podem criar visuais divertidos como gráficos com imãs para que os alunos possam ver como todos serão rotacionados através de uma primeira escolha, segunda opção, etc.

 

4. Comece a transição

Permitir que todos os alunos experimentem cada nova opção de assentos flexíveis torna o trabalho mais divertido e adaptável e é sempre bom manter carteiras regulares de estudantes para aqueles que ainda preferirem assentos tradicionais. É uma questão de tempo.

 

5. Avaliar e Modificar

A educação nunca é estática, e o mesmo vale para assentos flexíveis. Um novo aluno pode chegar, um novo ano escolar começa, os alunos esquecem algumas regras ao longo do intervalo, uma nova opção de assento é adicionada ou uma nova é aposentada.
Isso torna a avaliação e modificação contínuas essenciais. Quando se inicia esta transformação e chegam os resultados, realmente teremos a certeza que estamos no caminho certo.

Quer ficar por dentro das novidades?

Informe seu e-mail para nós

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Danielle Andrada
Graduada em Comunicação Social na FMU e cursou MBA em Marketing pela FGV. Em 2014 fundou a Eduinfo, dedicada ao setor de educação atuando com tecnologia educacional e projetos de arquitetura para ambientes de educação.

Next post

5 medidas simples para usar melhor a tecnologia nas escolas
03/01/2019

You may also like

166IMG_3596
Com 80 anos de tradição, Colégio Espírito Santo renova infraestrutura de mobiliário e cria salas de aulas colaborativas
25 março, 2019
Eduinfo
5 medidas simples para usar melhor a tecnologia nas escolas
3 janeiro, 2019

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Search

Categorias

  • Blog
  • Espaços de Aprendizagem
  • A Eduinfo
  • Produtos
  • Projetos
  • E-Book
  • Blog
  • Tv Interativa
  • Contato

eduinfo@eduinfo.com.br

+55 (11) 3796-7764

+55 (11) 3796-7719

Rua Pretória, 872 - Vila Formosa - São Paulo - SP

Tecnologia Educacional em Espaços Inovadores © 2018 Eduinfo. Todos os direitos reservados.