3 razões importantes que confirmam por que os ambientes de aprendizagem devem mudar
O ensino e a aprendizagem evoluíram dramaticamente nas últimas décadas – e os ambientes de aprendizagem devem mudar se quiserem apoiar essas atividades de forma eficaz.
Existem várias razões para essa mudança, mas destacamos três em particular: Os alunos precisam de habilidades cada vez mais complexas para ter sucesso no local de trabalho. Ao mesmo tempo, os professores devem atender a uma grande diversidade de necessidades de aprendizagem – e a tecnologia está transformando as expectativas dos alunos sobre como eles irão aprender.
Aqui estão algumas razões importantes que explicam por que a educação está mudando – e destacam por que os ambientes de aprendizagem modernos também devem se adaptar.
Os alunos precisam de novas habilidades para o sucesso
dos empregos de hoje serão automatizados até 2030.
50%dos empregos que existirão em 2030 ainda não foram inventados.
85%dos empregadores procuram resolução de problemas e habilidades de trabalho em equipe ao contratar.
83%Uma empresa de pesquisas internacionais prevê que a automação terá consequências de longo prazo na força de trabalho global, com cerca de 50% das atividades de trabalho atuais sendo automatizadas até 2030. A Dell prevê que até 85% dos empregos que existirão em 2030 ainda não foi criado.
Para ter sucesso em um futuro incerto, os alunos devem aprender a ser pensadores críticos, solucionadores de problemas, colaborativos, assumir riscos, criativos e comunicadores globais. Na verdade, essas habilidades já são altamente consideradas pelos empregadores: uma pesquisa com gerentes de contratação pela Associação Nacional de Faculdades e Empregadores descobriu que a capacidade de resolver problemas e trabalhar de forma colaborativa eram as principais habilidades que os empregadores de hoje procuram em novas contratações, desejado por 83% dos empregadores.
Os professores devem atender a uma ampla gama de necessidades dos alunos
dos alunos têm necessidades especiais.
14%de alunos têm TDAH.
6,1 milhõesestá no espectro do autismo.
1 em cada 59 criançasDurante o ano escolar de 2017-18, 14% dos alunos dos EUA – ou 7 milhões – tinham necessidades especiais, relata o Departamento de Educação, e uma em cada nove crianças com menos de 18 anos recebeu serviços de educação especial. Os dados mais recentes do Center for Disease Control mostram que 6,1 milhões de alunos foram diagnosticados com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e uma em 59 crianças foi identificada com transtorno do espectro do autismo, um número que continua a aumentar.
Em algumas circunstâncias, esses alunos aprenderiam em uma sala de aula de educação especial – mas a maioria está integrada em salas de aula regular. Em vez de uma abordagem única em que os alunos simplesmente sentam e ouvem as instruções, o que não é eficaz para todos, os professores estão empregando estratégias de aprendizagem mais ativas e envolventes para alcançar todos os alunos.
Os alunos esperam aprender de forma diferente
dos alunos da 6ª à 12ª série usam o YouTube para aprendizagem autodirigida.
49%dos alunos do ensino fundamental dizem que sua maneira favorita de aprender é usando a tecnologia para colaborar com outras pessoas.
50%dos alunos do ensino fundamental e médio dizem que sua escola ideal lhes daria um Chromebook ou laptop para que possam assumir o controle de seu próprio aprendizado.
75%De acordo com a pesquisa anual “Speak Up” com alunos do ensino fundamental e médio da organização sem fins lucrativos Project Tomorrow, metade dos alunos do 6º ao 12º ano (equivalente ao Ensino Fundamental no Brasil) afirmam que usam o YouTube regularmente para aprendizado autodirigido. Metade dos alunos do ensino fundamental diz que sua maneira favorita de aprender é usar a tecnologia para colaborar com outras pessoas, e três quartos de todos os alunos dizem que sua escola ideal lhes daria um dispositivo digital para assumir o controle de seu próprio aprendizado.
Quando os alunos estão acostumados a aprender, criar e colaborar fora da escola, aprender sentado e ouvir a conversa de um professor não vai resolver. Os alunos precisam ter um papel mais ativo e envolvente em sua educação – e para isso, eles precisam de ambientes de aprendizagem modernos que são projetados especificamente para apoiar técnicas de aprendizagem ativas.
*Fonte SchoolSpecialist