Criando um ambiente de aprendizagem dinâmico que apoia o bem-estar e o interesse do aluno

ㅤ
ㅤComo os educadores podem criar ambientes de sala de aula profundamente envolventes – do tipo que os alunos estão tão envolvidos em seus estudos que eles não querem sair nem quando o sinal toca? Como os educadores ajudam os alunos a ficarem bem?
ㅤExistem muitos fatores necessários para produzir esse tipo de ambiente. Começando com um professor habilidoso e conteúdo que é diretamente relevante para a vida dos alunos. Professores também precisam de temas que sejam altamente motivadores e atividades que colocam os alunos no controle do seu próprio estilo de aprendizagem. O interesse dos alunos pode melhorar seu bem-estar, o que é o mais importante.
ㅤMas o design da sala de aula também importa. De fato, pesquisas mostram que o espaço de aprendizagem pode ter um grande efeito – seja bom ou ruim – sobre como o ensino se dá naquele espaço e quão efetivo ele é para seus alunos. “Espaços de aprendizagem flexíveis providenciam ambientes que adotam o ajuste de cada indivíduo ao espaço, colaboração e interação, enquanto garantem seu bem-estar.” (Karlippanon, et al., 2018)
ㅤ
Por quê você deve criar ambientes de aprendizagem dinâmicos em sua escola?
ㅤ
ㅤUm ambiente de aprendizagem que leve a um ensino rico e dinâmico precisa ser dinâmico. Precisa ser flexível e maleável, adaptado facilmente para se adequar as diferentes necessidades de ensino e necessidades sociais. Não dá para fazer isso com um espaço estático, não flexível, que não pode ser facilmente mudado.
ㅤ
Aqui estão 3 razões para criar um ambiente dinâmico na sua escola:
ㅤ
1. Ele traz formas mais efetivas de aprendizagem e ensino.
ㅤ
ㅤAmbientes de aprendizagem dinâmicos podem assumir formatos diferentes para melhor se adequar aos objetivos de ensino que os professores estão tentando atingir naquele dia.
ㅤPor exemplo, talvez você queira dar uma aula com um debate profundo, estilo Sócrates, mas também quer que os alunos se olhem facilmente. Com um ambiente de aprendizagem dinâmico, você pode facilmente arranjar as mesas dos alunos para formarem um círculo, para todos conseguirem olhar um para o outro. Esse mesmo arranjo pode ser usado para adotar um espaço seguro para os alunos construírem relações e conexões.
ㅤEm outro dia, você pode querer que os alunos trabalhem em projetos e em grupos. De novo, um ambiente de aprendizagem dinâmico permite você fazer isso arrumando as mesas em pequenos grupos com um assento flexível.
ㅤSeja lá qual for a configuração das mesas e cadeiras que você queira para atingir seus objetivos naquele dia, você consegue facilmente.
ㅤ

ㅤ
2. As crianças se animam para aprender.
ㅤNós queremos que os alunos estejam animados em aprender quando eles entram na sala de aula. Ver as cadeiras e mesas arranjadas em fileiras todos os dias quando eles entram na sala pode não os inspirar. No entanto, um ambiente dinâmico pode mudar as coisas e manter o ensino atrativo. A mente ama novidades, então fazer mudanças no ambiente prende sua atenção.
ㅤ
3. Ele atende a uma grande variedade de necessidades de aprendizado.
ㅤProfessores sabem bem que cada aluno é único. Toda criança tem diferentes necessidades de aprendizado, preferências, interesses e habilidades. A pandemia trouxe novos desafios para os alunos e professores.
ㅤAo invés de adotar o “um tamanho serve para todos” para a mobília da sala de aula, um ambiente de aprendizagem dinâmico é muito melhor quando acomoda essas diferentes necessidades e preferências. Um espaço dinâmico pode facilmente mudar e se adaptar para atingir as necessidades de envolvimento, seja lá quais forem.
ㅤ

ㅤ
Recursos de um ambiente dinâmico que promove o bem-estar
ㅤ
ㅤComo pode ser um ambiente de aprendizagem dinâmico? Na School Speciality, nós identificamos elementos chaves que fazem os espaços se tornarem mais dinâmicos e capazes de aderir os tipos de aprendizagem e ensino que você quer na sua escola. Nos Estados Unidos, a agência do governo de Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias tem identificado 7 princípios para evitar traumas formados no ambiente de educação. Essas práticas podem ser consideradas por todos os ambientes.
ㅤ
- ㅤEntender os traumas e estresses.
ㅤEducadores vêm aprendendo muito com o impacto dos traumas e estresses causados durante a pandemia. Uma das coisas positivas que veio da pandemia foi que os alunos se tornaram aprendizes autônomos na mudança para o ensino remoto. Algo animador, pois quando os alunos controlam o seu estilo de estudo, eles investem mais em sua educação e se sentem mais motivados em avançar.
ㅤUm ambiente de aprendizagem dinâmico pode construir esse senso de autonomia dando às crianças várias opções de escolhas em onde sentarem, e o tipo de assento que eles querem – como uma cadeira convencional, uma banqueta, uma mesa para ficar de pé, ou um estofado. Isso os ajuda a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem, levando-os para um interesse mais profundo.
ㅤ
- ㅤSegurança e Precaução
ㅤNós queremos que os alunos estejam confortáveis enquanto estudam, e isso pode ajuda-los a aprender de forma mais efetiva. Quando os alunos estavam aprendendo de casa durante a pandemia, eles encontraram vários tipos de lugares para aprender. Eu ouvi histórias de crianças que aprenderam enquanto estavam sentados na cama, debaixo de uma árvore, ou até em uma banheira.
ㅤO ensino remoto permitiu aos alunos encontrarem lugares onde eles se sentissem mais confortáveis e inspirados para aprender. Isso também fez com que alguns professores repensassem se seus alunos realmente precisavam estar sentados em mesas enfileiradas o dia inteiro durante as aulas.
ㅤDar aos alunos uma variedade de opções de assentos ajudou-os a “encontrar seu lugar” dentro da sala também. Alguns alunos podem ser mais sensíveis a certos tipos materiais; um ambiente de aprendizagem dinâmico pode oferecer diferentes tipos de materiais, padrões e texturas.
Para ter certeza de que os alunos podem trabalhar confortavelmente enquanto estiverem sentados, as mesas e cadeiras devem ter designs ergonômicos e apropriados para cada idade.
ㅤVocê pode considerar cadeiras e mesas com ajuste de altura para criar ambientes de trabalho mais confortáveis para os alunos, permitindo que eles aumentem ou abaixo o tamanho de suas mesas para se tornarem mais produtivos.
ㅤ
- ㅤHumildade cultural & responsabilidades
ㅤCrianças aprendem referências sociais dos adultos. Sem a habilidade de entender referências não verbais dos adultos e outras crianças, esse aprendizado é impactado. A mobília em um espaço dinâmico deve ser ágil o suficiente para ser usado em várias formas. Mobílias com mobilidade, com rodízio em seus pés, ou mesas modulares que se encaixam em diversas configurações geométricas permitem uma forma mais dinâmica de aprendizado. Criando um ambiente que seja ágil, ajuda os alunos a entenderem as referências não verbais de seus colegas e professores.
ㅤOutro aspecto de versatilidade é ter mobiliários que sirvam a múltiplos propósitos simultaneamente, assim como tampos de mesas que dobram e se tornem quadros brancos, ou mesas com armazenamento embutido. Ambientes de multipropósitos permitem que as escolas possam rearranjar um espaço para um evento depois do horário de aula, como também trazer recursos comunitários para ajudar famílias.
ㅤ
- ㅤCompaixão e dependência
ㅤAmbiente de aprendizagem dinâmico deve facilitar a interação entre alunos e professores, como também a colaboração entre colegas. Quando os alunos interagem de forma saudável, eles aprendem a depender dos outros e mostrar compaixão.
ㅤQuando alunos conversam sobre seu conteúdo com os outros, eles são expostos a novas ideias que eles podem nem ter considerado antes. Trabalhando em conjunto, alunos conseguem construir novos conhecimentos e atingir um entendimento mais profundo do tópico. Aprender em conjunto também ensina aos alunos habilidades importantes de força de trabalho como trabalho em equipe e comunicação.
ㅤEspaços de aprendizado que aderem a colaboração efetiva usando mesas e cadeiras móveis que podem ser facilmente arranjadas em grupos de diversos tamanhos.
ㅤ
- ㅤResiliência e emoções sociais
ㅤUma mistura de cores, texturas e materiais que encorajam o pensamento e a exploração, criam um espaço convidativo que deixam os alunos animados para aprender. Os desafios que eles experenciaram durante a pandemia têm colocado foco nas emoções sociais. Traumas impactam nossas habilidades em regular as emoções, comportamentos, e o compromisso interpessoal.
ㅤDeve haver oportunidades para os alunos se moverem também. Alunos mostram uma clara conexão entre movimento e conquista. A movimentação aumenta o fluxo de sangue em seus cérebros, resultando em alunos mais atentos, alertas, felizes e que conseguem focar mais efetivamente no estudo.
ㅤPara facilitar a movimentação, salas de aula devem incluir vários espaços livres, assim como corredores largos entre mesas e cadeiras. Escolas devem considerar também usar mobílias que permitem a movimentação dos alunos enquanto eles estudam, assim como banquetas que permitem os alunos a se balançarem para frente e para trás, ou mesas para ficarem de pé, para poderem esticar suas pernas.
ㅤ
- ㅤEmpoderamento e colaboração
ㅤOutro desenvolvimento positivo que veio com a pandemia foi encorajar os professores a explorarem novas abordagens de ensino, incluindo ferramentas online e recursos que melhoram o ensino dos alunos. Várias escolas compraram Chromebooks ou outros equipamentos e plataformas digitais que facilitam o ensino remoto, e agora os alunos que voltaram para as escolas, esses equipamentos podem continuar auxiliando nos estudos. Professores colaboraram com seus colegas em suas próprias escolas e expandiram seu círculo de suporte para fora de suas escolas e cidades.
ㅤColaboração e recursos online se tornaram a chave para o sucesso.
ㅤNa era da internet de hoje, com informações disponíveis na ponta dos nossos dedos, aprender e relembrar fatos não é tão importante quanto aprender como encontrar informações, pensar criticamente e resolver problemas. Ter os alunos repensando e ponderando questões essenciais, discutir suas descobertas, e ter novos conhecimentos ou artefatos para demonstrar seus entendimentos são chaves estratégicas para aprender essas habilidades – e tecnologia é uma ferramenta fundamental para completar essas tarefas.
ㅤAmbientes de aprendizagem dinâmicos devem apoiar o uso da tecnologia com fácil acesso a fontes poderosas, telas interativas compartilhadas, e outros recursos. Computadores, tablets e até opções de estofados que contém tomadas embutidas permite aos estudantes conectarem e carregarem seus dispositivos onde quer que eles estejam trabalhando, e recursos móveis de carregamento de energia elétrica para aparelhos podem trazer eletricidade onde for necessário.
ㅤ
- ㅤMaior interesse, melhores resultados
ㅤComo você quer que o aprendizado e ensino seja na sua escola? O que você quer que os alunos aprendam e façam?
ㅤSeja lá qual for sua resposta, o ambiente de aprendizado deve dar atingir a sua visão. Incorporando esses 6 elementos no design dos seus espaços de aprendizado, você pode criar ambientes dinâmicos que levem para um maior interesse e resultados dos alunos. Vamos tirar uma lição da pandemia e tornar ela em mudanças positivas para apoiar tanto os alunos quanto os professores.
2 comentários em Criando um ambiente de aprendizagem dinâmico que apoia o bem-estar e o interesse do aluno